17
jul
09

CD: Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, The Beatles (1967)

Charles Antunes Leite

Em 1967, os Beatles eram conhecidos em todos os cantos do planeta e  haviam desistido das apresentações ao vivo, se dedicando exclusivamente a produção dos seus discos. O ponto alto (mais alto) alcançado em se tratando de criatividade e técnica veio com a longa gestação do meticuloso e revolucionário Sgt. Peppers.

O produtor George Martin, responsável não só pela sonoridade dos Beatles como de muitos outros artistas, mergulhou nas viagens sonoras dos Fab Four, dando forma aos devaneios musicais de John e Paul.

A música que intitula o álbum, um rock’n’roll sujo, gritado por Paul, acompanhado pelo “backing vocals” dos Beatles, metais, sampler de fãs histéricas e final em ritmo marcial interligando o saudosismo de With a Little Help From my Friends cantada pelo baterista Ringo Starr.

Em Lucy in the Sky With Diamonds (Lennon negou a alusão ao LSD expressa nas iniciais); A Day in a Life, canção que segue em progressão, e quando parece chegar ao ápice para terminar, recomeça com os vocais encobertos por uma camada de metais. As demais músicas dão coesão para uma obra atemporal da música pop.

Cada tema proposto era exaustivamente ensaiado e manipulado pelos cinco. Nesse disco foram utilizadas técnicas até então inéditas: o uso de oito canais, afinações, dobramentos e utilização de fitas magnéticas para criar a sonoridade com a utilização de instrumentos e harmonias hindus, diversidade de estilos, psicodelia…

A outra grande sacada dos rapazes de Liverpool foi a capa inspirada na Pop Art concebida pelo artista Peter Blake, com colagens formando um painel com fotos e ilustrações de vários artistas e figuras públicas, o que originaria diversas lendas em torno de sua composição, inclusive a suposta morte anunciada de Paul , devido a um túmulo florido e o baixo de McCartney envolto também em flores.

Por tudo isso, Sgt. Peppers se tornou enigmático e cultuado, sendo considerado mesmo quarenta anos após seu lançamento, o melhor disco de todos os tempos. O título é merecido.

Album: Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, 1967
Artista : The Beatles
Gravadora: EMI

Anúncios

0 Responses to “CD: Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, The Beatles (1967)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


tweets

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: