17
jul
09

CD: Pink Floyd, Dark Side of the Moon (1973)

Charles AntunesLeite

ÁLBUM CLÁSSICO

O Pink Floyd inicialmente era uma banda de rock lisérgico, fazia a sonoridade característica de outras bandas do final dos anos 60. Eles vinham ensaiando uma guinada na concepção sonora, o que ficou evidente em  Atom Heart Mother (1970) e Meddle (1971).

O disco conceitual mais famoso de todos os tempos, fruto das letras de Rogers Waters, que teve entre suas fontes de inspiração o ex-guitarrista da banda, Syd Barrett, que fora afastado devido aos seus problemas psicológicos. A parte melódica ditada pelas guitarras de David Gilmour juntamente com a técnica do baterista Nick Mason e o tecladista Rick Wright e a mão do engenheiro de som Alan Parsons, que terminado o trabalho no estúdio Abbey Road, se animou em gravar seus próprios discos.

Há uma lenda na qual o Floyd pensou o disco como trilha sonora para o filme The Wizard of Oz (O Mágico de Oz), e se  o disco for tocado simultaneamente com o filme tem-se a nídita sensação que as imagens casam com a música.

O álbum demorou  oito meses para ser finalizado e foram utilizadas técnicas inovadoras para que as músicas conseguissem passar o “Space Sound” proposto pela banda.

Dentre os clássicos que compuseram a obra, vale ressaltar a beleza lírica de Clare Torry no vocalise de The Great Gig in the Sky; Us and Them com o melódico saxofone; Money, sons de moedas em ritmo 7/4; o relógio batendo ao compasso do coração em Time.

Dark Side of the Moon, desde o seu lançamento, continua a vender muito, e é sempre lembrado nas listas dos melhores discos da história da música. Roger Waters e Cia. conseguiram com esse trabalho ultrapassar a estratosfera, e  levar o ouvinte até onde nenhum homem havia chegado – ao lado escuro da Lua.

CD: Dark Side of the Moon, 1973
Artista: Pink Floyd
Gravadora: EMI

Anúncios

0 Responses to “CD: Pink Floyd, Dark Side of the Moon (1973)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: