23
jul
09

DVD: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet (2001)

Charles Antunes Leite

Jeunet conta a história da jovem Amélie Poulain vivida pela atriz Audrey Tautou (Coisas Belas e Sujas, Eterno Amor), desde o momento de sua concepção de forma científica-satírica; a infância solitária imposta pelos pais distantes e incapazes de demonstrações afetivas.

Os pais de Amélie achavam que ela não poderia conviver com outras crianças devido a um coração fraco, e por isso, recebeu educação de sua mãe em casa, afastada do convívio com outras crianças. A jovem Amélie cresceu nesse ambiente frio e desprovido de conversa e carinho dos pais, o que fez dela uma mulher sem experiência de vida e visão equivocada do mundo.

Amélie foi sempre muito curiosa e prestativa, uma “Poliana”, vivendo de prazeres frugais, dividindo um pequeno apartamento com um gato, isso até o instante em que resolve que vai viver para fazer a vida das pessoas melhores: desde servir como cupido para uma colega de trabalho até fazer chegar a um senhor uma velha caixa de recordações infantis depois de mais de 40 anos.

A bondade de Amélie Poulain pelos desconhecidos faz contraponto com o “sadismo sapeca” que ela impõe ao pai que sempre se manteve distante. Ela necessita do amor paterno e como não consegue, se apropria de algo que tenha valor afetivo para ele.

Provavelmente, Amélie adulta não consegue se empolgar com relacionamentos amorosos, devido às pendências afetivas em relação ao pai. Ela considera o ato sexual desprovido de graça. Um dia, ela vê um rapaz que imagina ser a sua alma gêmea, mesmo sendo um contato de olhos fugaz e sem palavra alguma.

Amélie fica com um álbum de fotos que caiu da moto do rapaz. Agora sua rotina mudou – divide o tempo entre seu trabalho e uma maneira de se encontrar com aquele jovem que seria o companheiro ideal para sua vida.

O universo onírico de Amélie é povoado por seres e ações tiradas dos enredos dos filmes que assiste no cinema às sextas-feiras, que se confundem com seus vizinhos de personalidades “felinianas”.

Jeunet fez Delicatessen, filme de humor mais denso e contundente. Em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain consegue despertar o sorisso do público que ao assisti-lo pode acreditar que o mundo é bacana, não tem guerras, crimes, maldade, doenças e todos podem ser felizes.

A história contada com leveza, nonsense, situações absurdas, personagens esquisitos, a fotografia em vermelho e verde de Bruno Delbonnel e a trilha sonora de Yann Tiersen fazem de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, mais um filme fabuloso da carreira de Jeunet.

DVD: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, França, 2001
Título Original: Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Duração: 120 min
Distribuidora: Miramax – Imagem Filmes


0 Respostas to “DVD: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet (2001)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário