27
jul
09

CD: No Line On The Horizon, U2 (2009)

Charles Antunes

Durante a fase de mixagem, o U2 e a gravadora tentaram a todo custo não permitir o vazamento do disco. A primeira audição de No Line On The Horizon pela imprensa, só foi possível após deixarem celulares, bolsas e casacos com a segurança da gravadora Universal. Os jornalistas só receberam as cópias promocionais poucos dias antes do lançamento. Mesmo assim, o disco acabou vazando na internet.

A estratégia para minimizar os prejuízos com a pirataria fez com que o álbum fosse disponibilizado em cinco versões: CD com estojo acrílico; Digipack (CD, pôster, film download); Magazine (CD, revista, film download); Box Set (CD, poster, livro, DVD) e Vinil 180 gr.(Duplo).

A sonoridade segue aquela apresentada nos trabalhos anteriores: All That You Can’t Leave Behind (2000) e How To Dismantle An Atomic Bomb (2004), a porção roqueira do U2 aliada à eletrônica, porém não tão acentuada como em Achtung Baby (1991) e Pop (1997).

A identidade sonora é dada pelos três produtores: Brian Eno, Daniel Lanois e Steve Lillywhite, que podem ser considerados integrantes da banda, colaboradores a mais de duas décadas. O mesmo pode ser dito do fotógrafo Anton Corbijn (Depeche Mode, Metallica), responsável pelo capricho gráfico do U2, desde 1983. A capa de No Line On The Horizon é minimalista em PB e faz lembrar os trabalhos de Peter Saville para gravadora Factory (Joy Division e New Order).

A bateria em No Line on the Horizon, a faixa tema, guarda semelhanças com Mysterious Ways, do disco de 91, porém, mais leve, contrastando com a sujeira das guitarras de Edge.

Moment of Surrender, com mais de sete minutos, balada nos padrões do álbum anterior; Get Your Boots, o single,  tem a presença de guitarras sujas e a bateria marcando o discurso de Bono.

As últimas músicas parecem tiradas das sessões de seus últimos trabalhos, e Breathe, poderia fazer parte do álbum Passangers (1995).

No Line On The Horizon, não sobressai o estilo roqueiro nem o dançante, mas sim, uma banda madura, com faixas mais introspectivas. Um disco para ouvir enquanto olha o horizonte, e no caso do U2, sem nuvens.

CD: No Line On The Horizon, 2009
Artista: U2
Gravadora: Universal

Anúncios

0 Responses to “CD: No Line On The Horizon, U2 (2009)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


tweets

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: