29
nov
09

CD/DVD: Elas Cantam Roberto Carlos, Vários (2009)

Charles Antunes

Como parte das homenagens aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, 20 cantoras interpretaram músicas marcantes da carreira do compositor. Elas Cantam Roberto, disponível em DVD e CD duplo foi gravado no Teatro Municipal de São Paulo, em maio de 2009.

Para a gravação foram convidadas cantoras  populares e algumas que a maioria do público do Rei não conhecia. As intérpretes, algumas de talento duvidoso, apresentaram desde boas releituras, passando por versões beirando aos calouros dos antigos programas de Chacrinha e Silvio Santos.

O mal desses shows e discos de tributos é a escolha equivocada de quem vai interpretar o quê. As gravadoras os tratam como verdadeiros caça-níqueis, sem critério artístico. Os artistas são escalados pela popularidade, o que muitas vezes, compromete o resultado.

Para esse tipo de projeto, os bons resultados unem o talento e o esmero de produção, como os discos dedicados às canções de Roberto Carlos gravados por Maria Bethânia, As Canções Que Você Fez Pra Mim (1993 ) e Nara Leão, E Que Tudo Mais Vá Pro Inferno (1978).

Elas Cantam Roberto abre com uma interpretação sutil de Hebe Camargo para a canção Você Não Sabe. Fernanda Abreu reforça o ritmo funkeado de Todos Estão Surdos, uma das melhores, quase tão boa quanto à versão de Chico Science  & Nação Zumbi, presente no álbum Rei (1994), homenagem dos artistas do pop rock nacional a Roberto e Erasmo.

A cantora lírica Celine Imbert não consegue bom resultado com A Distância. Sandy, a mais jovem das Divas de Roberto, com sua voz miúda e infantil não convence cantando os versos nostálgicos de As Canções Que Você Fez Pra Mim, melhor seria Bethânia que já havia gravado a música.

O pior momento, quando a atriz e cantora Marília Pêra, num misto de dramaticidade com histrionismo de Yoko Ono, “executa com um tiro na cabeça”  120…150…200 km por Hora. A interpretação dela  lembra um bêbado que insiste em cantar no Karaokê às 3h  da manhã. Sabe quando você tem vergonha alheia, então… eu senti naquele momento.

A maioria das interpretações não compromete o resultado, porém a produção deixou o disco com a sonoridade abafada e bateria opaca, não dá pra sentir a suntuosidade dos arranjos das músicas. Elas Cantam Roberto parece um registro pirata dos anos 80 e 90,  quando shows eram gravados sem o consentimento dos artistas, e consequentemente, sem qualidade técnica.

No final, o Rei canta uma música presente em todos os seus shows Emoções, e depois  divide o microfone com todas as Divas num momento de reciprocidade entre o homenageado, cantoras e plateia, na emocionante Como é Grande o Meu Amor Por Você.

CD/ DVD: Elas Cantam Roberto, 2009
Artista: Vários
Gravadora: Sony – BMG

Anúncios

0 Responses to “CD/DVD: Elas Cantam Roberto Carlos, Vários (2009)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


tweets

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: