13
fev
10

CD: Catalogue Raissoneé, Clã (2009)

Charles Antunes

A música brasileira é conhecida e apreciada em Portugal, no entanto, são raros os artistas da terra de Cabral que se tornaram conhecidos no Brasil. Recentemente Marizia, Mísia e António Zambujo tiveram boa aceitação por aqui. O brasileiro assimilou muito da cultura portuguesa; Por que não fazer o mesmo com a música?

O Clã foi formado na cidade do Porto em 1992 e quatro anos depois estreiou em disco com Luso QUALQUER Coisa.

Ao longo de sua carreira os membros do Clã estreitaram amizade com Arnaldo Antunes e Pato Fu. Catalogue Raissoneé compila algumas das músicas mais conhecidas da trajetória do grupo, inclusive as colaborações com os brasileiros.

O pop cantarolável com sotaque lusitano encontra semelhanças com o Pato Fu na parceria da canção Carrossel dos Esquisitos. H2omem com letra de Arnaldo Antunes e música de Hélder Gonçalves, o responsável pela identidade musical do Clã, certamente poderia tocar nas rádios brasileiras.

Eu Ninguém é outra canção composta em parceria com Arnaldo Antunes; a voz de Manuela Azevedo, timbre semelhante a Kate Bush, narra as aspirações de uma mulher que de acordo com a roupa, a maquiagem ou o estado de espírito pode ser ou não ser quem ela quiser.

Consumado (A. Antunes /C. Brown/ M. Monte) traz a participação de Arnaldo que faz o vocal principal, enquanto Manuela faz a segunda voz. A faixa foi extraída do álbum Vivo (2005).

Competência de Amar revela a poesia e os belos arranjos de cordas acompanhados por instrumentos eletrônicos. A diversidade sonora do Clã pode também ser percebida nas músicas: Dançar Na Corda Bamba, rock; O Sopro do Coração, lounge e Fahrenheit, indie. Em todas as faixas pode-se perceber o esmero instrumental que permeia a música da banda.

Catalogue Raissoneé é uma boa amostra de que o pop bem feito e moderno, mesmo cantando em português, pode atravessar fronteiras.

CD: Catalogue Raissoneé, 2009
Artista: Clã
Gravadora: Tratore

Anúncios

0 Responses to “CD: Catalogue Raissoneé, Clã (2009)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


tweets

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: