08
maio
11

LP: So, Peter Gabriel (1986)

Charles Antunes Leite

ÁLBUM CLÁSSICO

O disco So (1986) completa 25 anos de lançamento este mês. Foi com esse quinto trabalho com músicas originais que Peter Gabriel conseguiu atingir êxito mundial na carreira solo.

O Peter Gabriel mais experimental e de raízes progressivas se aproxima do pop (mais elaborado) tão perseguido pelo colega de banda Phil Collins. Ele dividiu a produção com  Daniel Lanois (U2), que também tocou guitarra no álbum, e contou com um grupo de músicos que incluía o baixista Tony Levin e os bateristas Stewart Copeland (The Police)  e Manu Katché .

Sledgehammer é um caso à parte. O mega hit que frequentou pistas de dança – trazia o timbre vocal semelhante ao de Steve Winwood,  cozinha funk acompanhada pelo naipe de metais e backing vocal de black music – era difícil ficar parado quando tocava. O Clipe da música, vinha na vanguarda do artista Peter Gabriel, concebido sob colagens feitas em animação stop motion, e que incluía na equipe de animação Peter Lord e Nick Park que dirigiriam A Fuga das Galinhas (2000). As técnicas utilizadas naquela época, na atualidade são até simplórias, porém obras de arte são atemporais. O vídeo clipe levou nove prêmios MTV, em 1987.

O dueto Don’t Give Up com Kate Bush é um momento mais reflexivo – a letra fala das derrotas e da necessidade de reunir forças para tentar novamente. Em Mercy Street, a percussão leve (surdo, triângulo e congas tocados pelo brasileiro Djalma Correa) acompanham as palavras sussurradas por Gabriel – que ficou conhecida no Brasil, numa interpretação de Ritchie, incluída na trilha sonora da minisérie O Sorriso do Lagarto.

In Your Eyes  conta com o vocal do camarada senegalês Yossou N’Dour e foi incluída no filme Digam o Que Quiserem (Say Anything, 1989) com o John Cusack; Red Rain e Big Time dispensam comentários ao lado das outras duas faixas que não chegaram a ser executadas em FMs. So foi relançado com uma faixa bônus em CD e vinil remasterizado de 200 gramas, em 2003, no Reino Unido.

Lado A
1. Red Rain
2. Sledgehammer
3. Don’t Give Up
4. That Voice Again
Lado B
1. In Your Eyes
2. Mercy Street
3. Big Time
4. We Do What We’re Told (Milgram’s 37)

LP: So, 1986
Artista: Peter Gabriel
Gravadora: Virgin – RCA

Anúncios

3 Responses to “LP: So, Peter Gabriel (1986)”


  1. outubro 20, 2011 às 11:21 pm

    top five para mim, um dos melhores exemplos de perfeição pop. para quem ama intelectualidade musical não pode deixar de conhecer esse trabalho belíssimo de Peter Gabriel, que virá ao SWU em novembro e eu estarei lá se possível, prestigiar esse genio da música.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


tweets

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: