09
abr
13

DVD: Hasta a Vista – Venha Como Você É, Geoffrey Enthoven (2011)

Charles Antunes Leite

1006848_nl_hasta_la_vista_1316520301937Três rapazes na faixa dos 20 anos empreendem uma viagem para perder a virgindade num bordel. Eles estão eufóricos, com hormônios a flor da pele, são maliciosos e vivem pensando “naquilo” – semelhança com Porky’s (1982)? Os rapazes em questão: um deficiente visual, um cadeirante e um tetraplégico.

Os protagonistas de Hasta la Vista são belgas e planejam uma excursão até El Cielo, Club Selecta em Punta Del Mar, Espanha. Os europeus são limitados fisicamente, porém muito inteligentes, enquanto os rapazes de Porky’s são saudáveis fisicamente – não se pode dizer o mesmo intelectualmente. Os americanos se deslocam em poucas horas até o inferninho interiorano enquanto os europeus ainda tem o fator complicador da distância para chegar ao luxuoso clube privé. Serão mais de dez dias dentro de uma van adaptada rumo ao Clube Selecta onde belas garotas dispensam tratamento VIP a rapazes especiais.

O tetraplégico Philip (Robrecht Vanden Thoren) convida o cadeirante Lars (Gilles de Schrijver) e o deficiente visual Jozef (Tom Audenaert) para uma viagem. Eles comunicam aos pais que querem se sentir independentes. Para isso, precisam viajar sem a companhia deles – serão acompanhados por um enfermeiro que também será o motorista. Divulgam um roteiro falso em que percorerrão vinhedos da França e da Espanha, visto que os três são apreciadores de vinhos.

Terão, inicialmente, que vencer as restrições impostas pelos pais e pelas próprias limitações, o que torna a aventura muito mais emocionante e arriscada. Quando os pais concordam e tudo já está acertado,  Lars é informado, depois de uma consulta médica, que o tumor progrediu (é revelado que a paralisia é devido a um tipo de câncer) seu estado merece cuidados especiais e não poderá viajar.

Depois de discutirem a possibilidade da viagem sem ele, decidem que só irão se forem todos. Lars assume os riscos porque afinal está com pouco tempo de vida e quer perder a virgindade antes de morrer. Seguem com o plano à revelia dos pais. Lars tem na irmã caçula (antes antagonista) uma aliada que devido a  perda iminente do irmão propõe ajudá-lo na viagem furtiva – ela o acoberta para que saia na surdina.

O motorista da van que haviam alugado diz que não irá sem autorização dos pais, mas indica Claude (Isabelle de Hertog) que descobrem se tratar de um mulher gorda e de aspecto masculinizado. Ela sofre bullying e é destratada por eles, o que torna a convivência mais difícil.
mystique
Entre discussões e desentendimentos seguem em busca do sonho. Aprendem sobre si mesmos, a aceitar limitações e procurar viver de forma mais independente. Num momento em que deixam as diferenças de lado – desfrutam do prazer de viajar cantarolando a música Et Si Tu N’existais Pas do Joe Dassin que toca no rádio do carro. O tema é tratado de forma leve e positiva, mostra que mesmo com as limitações físicas eles podem fazer quase tudo que as outras pessoas fazem.

O cinema tem mostrado uma nova postura no tratamento das deficiências. Eles não precisam ser tratados como coitadinhos. No filme francês Intocáveis (2011) um milionário cadeirante contrata auxiliar para acompanhá-lo e dessa forma recuperar quase toda a rotina antes do acidente.  Colegas (2012) do brasileiro Marcelo Galvão narra a jornada de três portadores de síndrome de down num conversível em busca de seus sonhos: ver o mar, casar e voar – bem mais inocente que as intenções dos belgas.

Anúncios

0 Responses to “DVD: Hasta a Vista – Venha Como Você É, Geoffrey Enthoven (2011)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


tweets

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: