| Q |

***

| R |

Raggamuffin – Gênero de Música Eletrônica surgido através de influências do Dancehall, na Jamaica, em meados dos anos 80, sendo Wayne Smith considerado o primeiro a gravar uma música no estilo. A música se assemelha ao Reggae, porém partes da instrumentação (ou a maioria dela) são digitais. “Ragga” é a abreviação para o Raggamuffin, termo usado pela juventude do “ghetto” de Kingston. Ex: Buju Banton, Natural Dread Killaz.

Raggaton – Mistura de Reggae com Rap. Ex: Daddy Yankee, Sean Paul.

Ragtime – Estilo de música norte-americana para piano, mistura de Música Erudita com Ritmos Africanos surgiu em fins de 1890. O Ragtime possuía caráter sincopado, não era improvisado. O nome vem do termo inglês “ragged”, que significa áspero, desigual, dissonante – como costumava ser o fraseado da mão direita sobre o teclado. O principal compositor do gênero foi Scott Joplin.

Rap – “Conversa”, “Tagarelice”. Funk eletrônico, irmão do Hip Hop, as letras são declamadas e não cantadas. Diz a lenda que DJs novaiorquinos nas madrugadas gostava de rasgar o verbo. Ex: Grandmaster Flash & Furious Five, Kurtis Blow, LL Cool J.

Rastafari – Religião dos negros jamaicanos, isso implica quase todos os músicos de Reggae. Segundo a Bíblia, eles são o povo eleito, o mundo ocidental é a “Nova Babilônia”. A África é a terra prometida para a qual irão voltar no Êxodo. A maconha é considerada erva sacramental e os cabelos em tranças “dread locks”, não podem ser cortados.

Reggae – Ritmo jamaicano surgido nos anos 60, depois levado para Inglaterra, e de lá para o mundo. Seu principal representante Bob Marley.

Registro – A extensão das notas possíveis de serem executadas por um instrumento ou a faixa de sons em que ele atua.

Regressive Rock
Termo criado como antítese do Rock Progressivo por bandas que tinham aversão ao uso de teclados e firulas das bandas progressivas e procuravam resgatar o Rock em sua formação primitiva: guitarra, baixo e bateria. Ex: Wedding Present, The Weather Prophets.

Remix Acréscimo de vários efeitos a uma gravação.

Réquiem – Missa fúnebre composta por orquestra, coro e vocal solo.

Rhythm’n’Blues – A aproximação do Blues urbano com o Pop no final dos anos 40, e que deu origem ao Rock. O estilo foi rebatizado de Rock’n’Roll pelo D.J. americano Alan Freed. Exemplos: Louis Jordan, Big Joe Turner.

Riff – Frase melódica curta e circular, repetida ao longo de uma canção como motivo ou vinheta. Na teoria musical conhecido como “ostinato”.

Ritmo –O padrão de pulsação de uma peça musical, o compasso.

Roadie – O faz tudo numa banda. Desde montar equipamento, carregar e descarregar, cuidar dos instrumentos etc.

Rock Steady – Ritmo jamaicano originário da desaceleração do Ska. Transição para o Reggae.

Rockabilly – O estilo surgiu em 1954, quando um caminhoneiro chamado Elvis Presley entrou no estúdio da Gravadora Sun em Memphis,Tennessee, para gravar um compacto para presentear a mãe dele. A música em questão era That’s Alright, Mama. A Sun Records tornou-se celeiro de artistas do gênero como Carl Perkins, Johnny Cash, Roy Orbison. As primeiras gravações desses artistas seriam incluídas na compilação Sun Sessions. O estilo é uma mistura de Rhytm’n’ Blues com Country.

Anúncios


tweets

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: